Audioware

Decifra 2.0

postado por Vinícius Dias em 26-04-2012
Orkut
  • acessar
  • acessos: 7374 | tamanho: 1.024 KB
  • licença: Freeware
  • sistema operacional: Windows 2003/8/Vista/Win 7/XP
  • fabricante: site oficial · outros softwares )
  • aprovação: ainda não houve votos
  • fórum
  • Crie um ponto de restauração no Windows antes de instalar. Você poderá restaurar o sistema caso o programa não funcione.

DecifraO Decifra é um software gratuito para editar cifras e consultar acordes de violão.

O software foi um dos primeiros a ser desenvolvido aqui no Brasil, e fornece uma plataforma para que músicos e estudantes possam compilar e editar facilmente suas cifras. O Decifra também mantém um dicionário de acordes completo para violão e guitarra.

Para realizar a instalação do software é necessário um pouco de atenção, pois ele não possui instalador. Faça o download dos arquivos na página informada, crie uma pasta no seu computador e extraia todos os arquivos dentro dela.

A interface do programa é bem simples e objetiva. Na tela inicial são exibidas as três funções iniciais do programa: “Criar um documento novo”, “Abrir um documento já existente” e “Consultar o banco de acordes”.

A edição das cifras ocorre em uma janela em branco, idêntica ao bloco de notas do Windows, onde são escritos os acordes e a letra da música. Para editar a cifra existem alguns códigos que permitem deixar em negrito um trecho da música, aumentar o tamanho da fonte, etc. Quaisquer dúvidas podem ser solucionadas através de uma pesquisa rápida na “Ajuda” do software. É possível visualizar como ficará a cifra finalizada a qualquer momento, clicando em “Confirmar”, e uma nova janela se abrirá com a cifra formatada. A diferença é que, no modo texto, o software utiliza a fonte “Courier New” para a escrita das cifras, e na visualização a fonte é “Arial”, o que faz com que tablaturas sejam descartadas no software por ficarem desconfiguradas.

O dicionário de acordes é útil para iniciantes que ainda não sabem formar os acordes através de uma indicação escrita. Atualmente, o dicionário conta com 54 tipos de acordes catalogados em mais de 2.580 digitações. O software também permite importar arquivos .txt e configurar uma impressora para realizar a impressão das cifras dentro do programa.


visualização de Decifra

Publicidade