Audioware

Sonar X1 Producer Edition

postado em 11-04-2007
Orkut
  • acessar
  • acessos: 83805 | tamanho: 612 MB
  • licença: Demo
  • limitações: Expira em 30 dias. Conteúdo limitado e vários plugins desabilitados.
  • sistema operacional: Windows Vista/Win 7/XP
  • requerimentos: DirectX 9 ou mais recente
  • fabricante: Cakewalk site oficial · outros softwares )
  • aprovação:
    100% (15 de 15 votos)
  • fórum Valor US$ 99.00
  • Crie um ponto de restauração no Windows antes de instalar. Você poderá restaurar o sistema caso o programa não funcione.

SonarO Sonar é uma famosa plataforma para produção de áudio que chega a versão X1 com inovações no layout, operacionais e com um desempenho fora de série para Windows.

Por ser o carro chefe dos softwares de áudio e MIDI da Cakewalk, o Sonar é conhecido e venerado na comunidade dos produtores, músicos profissionais e amadores, além de ser utilizado como estação de trabalho de áudio digital em muitos estúdios famosos pelo mundo. Desde suas primeiras versões, o Sonar é considerado como um dos melhores programas para se fazer música por ser fácil de operar. Na versão X1, além das novas funcionalidades, a maioria das ferramentas e opções foram aprimoradas, aumentando a facilidade para produzir músicas.

NOVA INTERFACE

Usuários antigos do software já sabem que cada anúncio de nova versão do Sonar traz um grande arsenal de modificações operacionais e também visuais. Na versão X1 não foi diferente: a Cakewalk apresenta a sua nova interface de trabalho chamada Skylight. O objetivo é organizar todas as opções e ferramentas que o programa oferece através de novos menus, janelas e abas.

A disposição inicial dos menus e ferramentas continua a mesma, com as opções e controles de edição e reprodução no topo e configurações de trilhas de áudio à esquerda. O controle de execução flutuante existente nas versões anteriores foi incorporado ao menu principal (no topo), melhorando seu visual e sua visibilidade na hora de gravar.

Ao abrir o Sonar pela primeira vez, será feita uma varredura automática em seu computador, que irá procurar por dispositivos e drivers multimídia que podem contribuir para a performance e desempenho do software. Assim que a varredura for concluída, será exibido o menu “QuickStart”, que possui alguns templates de projetos em branco, configurações pré-selecionadas e uma lista com os projetos recentemente criados, facilitando o acesso à interface de trabalho.

FERRAMENTAS E DESEMPENHO

A principal ideia do desenvolvedor do Sonar X1 é, sem dúvida nenhuma, levar ao usuário uma plataforma profissional e completa de produção de áudio. O novo processador de canal ProChannel é um dos responsáveis por tornar a experiência de “pilotar” o X1 única. O ProChannel incorpora às trilhas de áudio um compressor ao estilo vintage, um equalizador igualmente clássico, um pré-amplificador (saturador) emulando válvulas e possibilidades de alterar o encaminhamento do sinal entre estes três componentes. A ideia surgiu a partir da necessidade de uso desses dois ajustes, tanto na hora da gravação quanto na hora da reprodução, e é uma ótima saída para quem não possui interfaces sólidas para comprimir e predefinir os sinais sonoros. Clique Aqui para comparar exemplos de áudios gravados com o ProChannel e sem.

As edições de MIDI e áudio ainda são feitas da mesma maneira, porém seus controles foram reformulados. Foram aprimorados os filtros de edição, ferramentas de seleção e as ferramentas para edição MIDI que dessa vez estão mais exatas e precisas.

Todas essas ferramentas contribuem diretamente para um melhor desempenho do Sonar X1, além do suporte a sistemas operacionais com arquitetura de 64 bits, melhor uso da memória RAM, do cache e o melhor aproveitamento do processador e seus núcleos.

PLUGINS VST e VSTi

Um grande acerto da equipe da Cakewalk foi aprimorar e atualizar o Sonar em relação aos VSTi’s. Até a versão 4.0 do programa, não eram suportados VSTi’s e, quem quisesse trabalhar com MIDI, tinha que procurar plugins DXi. Esses plugins são responsáveis pelas transformações de sons MIDIs em sons de instrumentos reais. Pra quem não possui todos os instrumentos ou não sabe tocá-los, é possível criar uma linha MIDI dentro do software através do piano roll, e então aplicar à sua saída de áudio um plugin VSTi.

O Sonar X1 aceita uma grande quantidade de plugins VSTi’s, além de já possuir alguns pré-instalados. Quanto aos VST’s, a quantidade de plugins desenvolvidos pensando na versão X1 é imensa.

Vários plugins já possuem instalação automática pois se tratam de parceiros ou recomendados da Cakewalk. No caso dos VSTs, logo no primeiro uso fica disponível os plugins da Sonitus FX, Native Instruments, Perfect Space e alguns da IK Multimedia, totalizando mais de 10 efeitos. Todos os VSTi’s são da empresa Roland - aquela famosa que faz teclados - e ficam a disposição para uso o Cyclone, Dreamstation, Pentagon, Rapture entre outros. Caso queira vê a lista completa destes plugins basta acessar a página do Sonar no domínio da Cakewalk.

Todas essas novidades podem ser vistas baixando a versão de demonstração do programa, que é gratuita. Para mais informações e obtenção de novos recursos ou compra do software original, acesse o site oficial do fabricante. A compra do software pode ser feita a partir de US$30,00 na versão Studio.

Para fazer download do Sonar X1 Producer Edition clique em “Acessar”. Você será redirecionado para a página do fabricante aonde terá que preencher os campos e logo após receberá o link para fazer download por e-mail.


visualização de Sonar

Comentários



Publicidade